quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O que eu acho sobre o Projeto SOPA?




Pra quem não sabe o SOPA significa: Stop Online Piracy Act, que traduzindo para o nosso lindo português seria: “Parar a lei da pirataria online”, tal projeto foi criado pelo deputado republicano Lamar Smith com o intuito de impedir o acesso a sites de compartilhamentos “ilegais”, usando a desculpa de que o desemprego é causado já que diversas empresas têm seus supostos negócios prejudicados por aquilo que chamam de pirataria. Agora convenhamos, existiria pirataria se a cultura e informação fossem mais acessíveis a todo tipo de público alvo? As pessoas simplesmente já gastam muito com impostos que sustentam políticos ganhando bilhões para entrar em uma loja e pagar 40 reais ou mais de um CD da sua banda favorita com apenas 12 músicas, não existe a necessidade de tal ato se na internet pode se encontrar uma discografia completa de graça.
Não acho errado o fato de se ter acesso a qualquer coisa gratuitamente na internet, informação e conhecimento nunca é demais, acontece que para um governo é muito mais interessante manter a sociedade mergulhada em uma burrice mórbida, fazem isso pelo mesmo motivo em que não investem na educação, quanto menos as pessoas souberem mais fácil fica controla-las a favor de idéias que resolvem os problemas apenas de forma pseudo, enterrando a verdade e oprimindo opiniões. Pirataria não é o real “problema”, apenas foi o meio legalizado que encontraram para, mais uma vez, tirar a liberdade de expressão das pessoas.
Apesar de ser um projeto firmado e válido apenas para o Tio Sam, outros países podem sair prejudicados, assim como estamos em luto devido ao fato do 13° site mais popular da internet, o megaupload, ter sido indevidamente calado. O engraçado é que eles prendem responsáveis por dar informação e diversão às pessoas, enquanto os engravatados do governo ficam no conforto de suas camas, comendo a melhor comida, andando nos melhores carros. Custa aceitar que temos que viver em um mundo onde compartilhar conhecimento é crime, mas roubar dinheiro público não. E se continuar assim muita coisa ainda vai rolar nesse morro. Cerca de sete mil sites encerraram seus serviços nessa última quarta-feira (dia 18), sendo este o caso da versão inglesa do Wikipédia, ou ainda alterando seu design como forma de demonstrar a oposição, como fizeram o Google e o Mozilla.
O que é necessário para realmente impedir que a situação piore? União, sim, sábio quem disse que a união faz a força, se a população não se unir, não fizer protestos, não for atrás, não se informar (enquanto ainda pode), não agir, não haverá mudança! O problema está em mudar conceitos, as pessoas ou estão acostumadas ao individualismo e puro egoísmo em pensar “Ah, fulano não faz, não farei também”, ou então a aceitação, o que mais tem sido causa das atuais injustiças, então sim, o povo tem culpa do que se passa ao redor, pode ser devido a ignorância, ou seja lá o que for, mas reclamar todos reclamam, erguer o corpo da cadeira e ir atrás de resolver ninguém quer, não é mesmo? Informação está estampada para quem quiser ver, não só na internet, mas confesso que principalmente nela. Se estamos adaptados a viver naquilo que achamos ser democracia, então deveríamos fazer jus ao nome e realmente colocar no poder o que é do povo.
Revoltante a situação em que tivemos que chegar, sabendo que muitos desses sites que podem ter sidos tirados do ar poderiam ainda estar atuando se não fosse a falta de compromisso das pessoas e a falta de convicção para correr atrás dos seus direitos, caso não saibam, é direito do cidadão ter cultura, informação e lazer sem ser cobrado por nada disso. Na hora de questionar as obrigações todos falam, mas de dar ao povo o que é do povo, aí a situação já muda de cor. O que eles querem afinal? Inutilizar a internet? Porque se a desculpa que usam é a causa do desemprego, não param pra pensar na grande onda de desemprego que pode ser causada caso diminuam o número de acessos? Não adianta, não é culpa do povo haver desemprego, isso sempre vai existir, seja em um complexo ou em outro, e não é por culpa de pirataria na internet, é por falta de motivação própria. Mas espera, desemprego? Gravadoras ganham milhões por ano, duvido que estejam passando fome ao ponto de necessitarem entrar com um projeto contra sites de compartilhamento online, é pura ambição do sistema, um complô amplo das causas perdidas.
É isso aí internautas, viciados em séries e filmes, baixadores de músicas, fãs de jogos, parece que estamos entrando em uma verdadeira 3° guerra mundial, e quem diria que ela seria virtual?

Fontes:
1)http://verdadexplicita.blogspot.com/2012/01/anonymous-ataca-sites-do-governo-dos.html?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed
2)http://tecnologia.ig.com.br/projetos-sopa-e-pipa-perdem-forca-nos-eua-apos-protestos/n1597585691056.html
3)http://informationweek.itweb.com.br/6632/sopa-10-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-a-lei-antipirataria/

3 comentários:

  1. Infelizmente vivemos em um mundo no qual as pessoas simplesmente se conformam. As informações estão em todos os lugares, na internet, na mídia, nos rádios, mas boa parte da população se preocupa em saber mais babados sobre estupros na tv, do que pesquisar sobre seus direitos. E o pior, o governo, ou melhor, "máfia", sabe disso e se aproveita da situação.
    Deviamos nos unir e lutar pelo que achamos certo, não só por isso, mas por TUDO! Mas como ainda não existe união, o que resta é a esperança de pensar que uma pessoa pode mudar o mundo. E honesmente? Acredito nisso!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post e vou fazer alguns comentários sobre ele.

    No que fala sobre a política, preciso defender ela no geral. Não é a política em si a responsável por isso e sim as IDÉIAS CONSERVADORAS. Lembrando que, protesto é um ato político =D

    No mais, devemos agir, protestar. Se até mesmo a Luiza estando no Canadá protesta contra o SOPA, então você também pode!

    http://www.youtube.com/watch?v=4mSS84BqXJ8

    ResponderExcluir
  3. O post fala por si, e pelo mundo.
    Não é uma potencia q pode acabar com o direito do um mundo inteiro.
    Divulgarei para maior conhecimento publico!

    ResponderExcluir