quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Respeito


Acho importante ressaltar um ocorrido que passei essa manhã, como estudante de fisioterapia do Centro Universitário Claretiano de Batatais, eu participo de um projeto de Ginástica Laboral, para quem não conhece: passamos pelos setores da faculdade onde as pessoas ficam muito tempo em postura estática, sentados ou digitando e fazemos de dez a quinze minutos de exercícios de alongamento e relaxamento com eles, duas vezes por semana.
Pois bem, eu estava em um dos setores passando exercícios para os meus “pacientes” (o que de certa forma são, mesmo que de maneira preventiva) quando um certo alguém (prefiro manter sigilo sobre nomes) parou na porta e insinuou na frente de todos que o que eu fazia ali era perda de tempo e apenas servia para atrasar o serviço das pessoas, obviamente que eu não o respondi ali, primeiro porque não sou baixa para repreender alguém na frente dos outros, segundo porque ele saiu rapidamente do local.
Essa pessoa tem o respeito (ou seria medo?) dos outros na faculdade pelo cargo que ocupa, porém eu tenho a total certeza de que ele não entende absolutamente nada sobre postura, músculos e alongamentos, e muito menos sobre ética profissional, nem os supervisores de estágio chamam a atenção de alguém na frente de seu paciente, espera para dizer algo depois, por que uma pessoa que não tem autoridade nenhuma sobre mim e não entende nada sobre minha futura profissão deveria fazer o que nem meus professores (muito bem graduados, por sinal) fazem?
Meu comentário aqui é que ninguém é superior que ninguém, pois creio eu que uma pessoa para ser superior a mim precisa saber tudo o que eu sei e mais um pouco, no mínimo, esse senhor pode saber muito sobre a área dele (a qual não convém citar), mas teria que ter sábio conhecimento na minha área para poder criticar. As pessoas adquirem seus conhecimentos através da prática. Eu, por exemplo, toco piano e teclado faz quase dez anos, com toda a certeza sei mais que alguém que começou ontem, mas nunca vou ser superior a esse alguém, afinal essa pessoa tem um outro dom que eu não tenho ou que saiba mais do que eu sei.
Eu posso dizer que um dom que aprendi ainda no berço é o respeito, mesmo com o que não concordo, eu respeito, se tiver que dizer algo contra eu digo diretamente e somente para a pessoa e fico disposta a ouvi-la me explicar, mesmo que depois eu continue não concordando, eu sigo a minha vida, pois não vou brigar pelo que não sei. Infelizmente respeito não é uma palavra muito usada hoje em dia, a não ser quando vem acompanhada da palavra “falta” na frente (falta de respeito). Todos têm direito de demonstrar suas opiniões desde que seja feito da melhor maneira.

Um comentário: